26-06-2010 23:09

Como aplicar massa térmica

Introdução

Para os mais novatos, este é sem duvidas um assunto a ser explorado e por isso mesmo aqui fica este artigo, tendo também em conta que é frequente os newbies perguntarem para que serve massa térmica ou quando é que aplica e porquê.

Qual escolher?

Existe neste momento diversas marcas de massa térmica começando pela mais conhecida de todas, a Artic Silver que dispõe de diversos tipos de massa térmica cada uma com uma composição ligeiramente diferente, até a marcas como CoolerMaster, OCZ entre outras. A escolha da massa térmica devera ser feita segundo o caso. Se por exemplo pretende usar pasta térmica nas memórias ou nalgum chip que não tenha furos de fixação, devera escolher entre uma das pastas térmicas adesivas e de preferência opte por uma pasta não condutiva, para não acontecer nenhum azar na colocação. Se pretende massa térmica para o cpu, tanto pode optar por massa condutora como não condutora, mas convêm ter alguns aspectos em atenção como por exemplo o facto da AMD anular a garantia do seu cpu quando usada uma massa térmica condutora. Se pretende uma massa térmica para o gpu da sua gráfica então use uma massa de preferência não condutora mas de boa qualidade.

Evite a todo o custo usar aquela massa térmica branca, que geralmente vem com os coolers, tendo em conta que é massa de má qualidade. No Overclocking mais vale gastar uns eurozitos numa boa massa térmica que querer poupar a todo o custo, devido à necessidade de dissipação existente

Para que serve?

Qualquer superfície metálica é irregular a uma determinada escala que não sei precisar e um dos objectivos da massa térmica é eliminar ao máximo essas micro irregularidades. O outro é evidentemente fazer com que exista um maior contacto entre a base do Cooler e a superfície do CPU, que só é conseguida usando uma fina camada de um componente termicamente condutor, neste caso preciso estamos a falar de massa térmica.

Quando deve ser usada?

Sempre que montar um dissipador, seja esse dissipador para memórias, para a Northbridge, Chips, CPU, GPU e afins. Ao não usar massa térmica, mais especificamente no GPU e CPU, está correndo um risco relativamente elevado de queimar o seu componente em questão e de todo não é isso que queremos. Se tiver o cuidado de escolher uma boa massa térmica pode ganhar cerca de 5º de temperatura em full load comparativamente a massas térmicas de qualidade inferior.

Aplicação

Aqui ficam imagens de massa térmica mais ou menos bem aplicada em P4.

Infelizmente no dia em que tirei estas fotos não consegui aplicar a massa melhor já que estava a tremer demasiado, mas aplicações como as das imagens já são boas aplicações apesar de não serem perfeitas. O objectivo é a superfície ficar o mais lisa possível, por isso se conseguirem uma aplicação perfeita não hesitem em enviarem imagens para substituir estas.

Nota: Não é suposto aquele pequeno buraco ficar cheio de massa térmica mas acontece que aquele cpu já estava assim e não me dei ao trabalho de limpar aquilo.

A massa térmica para ter um desempenho total deve ser aplicada numa cama bastante fina, o recomendado pelas empresas fabricantes de massa térmica é qualquer coisa como 1 milímetro (mais ou menos a espessura de uma folha de papel). O facto de colocar massa em demasia vai fazer com que a pressão do cooler exercida faça deslocar a massa e crie irregularidades na sua aplicação. Isto é valido para qualquer cpu ou componente, a única diferença existente ao aplicar-se pasta térmica por exemplo num AMD ou num P4 é o facto do P4 ter Hetspreader no core o que facilita a aplicação da massa, enquanto que os amd não possuem Heatspreader de modo que a pasta tem de ser aplicada directamente no core do cpu.

A melhor maneira de se aplicar a massa térmica é deitar um pouco da mesma numa das extremidades do core ou Heatspreader e de seguida espalha-la com uma lamina, mas quando tiver mais experiência poderá deitar a massa no centro que não terá qualquer dificuldade em espalha-la. Para saber se está a aplicar a quantidade certa de massa deve (quando já tiver massa espalhada pelo cpu todo) no caso de fazer um pouco mais de pressão sentir a lamina a tocar no cpu, obviamente que não deve fazer pressão para que isso aconteça constantemente, deve sim passar levemente a lâmina para que fique apenas uma fina camada.

Para espalhar a massa podem por exemplo usar uma lamina dum x-acto partida à medida certa, vão espalhando como na imagem anterior, se tiverem aplicado massa em excesso vão limpando a lamina de modo a remover o excesso.

No caso da massa ser condutora e mesmo não o sendo é preciso ter cuidado ao realizar a aplicação de modo a não colocar massa em locais não devidos. Antes de fazer a aplicação deve limpar o core ou Heatspeader do cpu com acetona para remover a massa anterior ou outras impurezas. Uma marca de dedo ou um pouco de pó no local onde vai ser aplicada a massa pode prejudicar o resultado final.

Deve também limpar a base do Cooler, com acetona ou até mesmo lixa de agua e acetona, e aplicar uma pequena quantidade de massa.

De seguida limpa-se a base do cooler com um pano, que não deixe partículas indesejadas, realizando movimentos circulares de modo a ficar mais ou menos como nas imagens seguintes.

O objectivo deste passo é o de aperfeiçoar a superfície do cooler, porque como todos sabem a superfície do quer que seja vista no microscópio é imperfeita e com este método a massa térmica vem alojar-se nas micro-falhas do cooler tornando a superfície mais perfeita e consequentemente realizará um melhor contacto com o cpu.

Boas aplicações e overclocks...

—————

Voltar


Contatos

Duarte Nuno

Rua Dr Emílio Guilherme Garcia Mendes nº 53d
2845-608 Amora Seixal


+351 966224327 +351 211818941


══════════════