Invasão - "Backdoors"

11-07-2010 22:52

Backdoors" são programas que instalam um ambiente de serviço em um computador, tornando-o acessível à distância, permitindo o controle remoto da máquina sem que o usuário saiba.

Assim, o computador poderá ser totalmente controlado de longe - por outra pessoa, em outra máquina - possibilitando ao invasor qualquer atitude: ver seus arquivos, ler seus emails, ver todas suas senhas, apagar seus arquivos, dar boot em sua máquina, conectar via rede a outros computadores aos quais você tenha acesso, executar programas em seu computador, tais como jogos, logar todas as teclas digitadas da máquina para um arquivo (comprometendo acessos a sites seguros - cartão de crédito, homebanking etc) e formatar seu disco.

Dois famosos programas desse tipo são o Back Oriffice e o Netbus.

Evidentemente, um grande problema é que a invasão de computadores hoje em dia não é coisa apenas para "hackers" (maníacos por informática, e também maníacos em entrar em sistemas alheios).

Portanto, os "backdoors" são programas simples e pequenos que tornaram possível que qualquer pessoa, não especializada, possa invadir um computador sem dificuldade.


 

Medidas gerais de prevenção

Há um conjunto de procedimentos gerais de prevenção contra vírus e outros programas maliciosos que sempre devem ser realizados (em qualquer computador, especialmente nos conectados à Internet).

Essas medidas podem ser resumidas assim:

1. Jamais executar um programa ou abrir um arquivo sem antes executar o antivírus sobre a pasta que o contenha.

2. Atualizar o seu antivírus constantemente (todas as semanas e até diariamente as empresas distribuem cópias gratuitas dos arquivos que atualizam a lista dos novos vírus e vacinas).

3. Desativar a opção de executar documentos diretamente do programa de correio eletrônico.

4. Jamais executar programas que não tenham sido obtidos de fontes absolutamente confiáveis.