11-07-2010 22:54

Medidas gerais de prevenção

Felizmente, atualmente existem vários programas antivírus bons e gratuitos, disponíveis na Internet pois é essencial instalar este tipo de programa e utilizá-lo freqüentemente.

Como, a cada dia, o número de vírus, worms, trojans e backdoors circulantes aumenta é absolutamente necessário agendar uma atualização no mínimo semanal (update) do antivírus.

Update e upgrade

Update é uma atualização do conjunto de vírus que o programa antivírus ficará apto a detectar e limpar. Deve ser feita quase que diariamente ou, pelo menos, semanalmente.

Upgrade é a atualização de versão do próprio antivírus, ou seja se, por exemplo, a versão 3.0 está instalada, mas já existe uma nova versão (3.1, por exemplo).

Note que fazer o upgrade não dispensa de fazer o update e repetí-lo no mínimo a cada semana seguinte. (Agende ou automatize o processo para evitar esquecimento.

Atualização do antivírus

Ter um excelente antivírus atualizado significa visitar freqüentemente (até diariamente) a Home Page do fabricante e fazer o update ou seja, copiar um arquivo de atualização que, ao ser instalado, acrescentará os novos vírus que o programa poderá detectar e suas respectivas vacinas.

Mas, cuidado: copie e use o update específico para a sua versão do antivírus, senão, certamente não funcionará. (Execute o seu antivírus e clique em "Help" / "About" para saber qual versão está instalada e copie o arquivo correto no site do fabricante).

Depois, antes de abrir qualquer arquivo recebido, abra o programa antivírus e escaneie o arquivo.

Se o antivírus AVG estiver instalado em seu computador, a atualização pode ser manual ou automática.
 

Procedimentos gerais de prevenção contra vírus e outros programas maliciosos

1
 
Até pouco tempo atrás, efetuar uma atualização semanal de definições antivírus bastava. Atualmente, com o surgimento cada vez mais rápido de pragas que exploram brechas de segurança do Windows e se disseminam por todo o mundo em pouco tempo (horas), o mais recomendado é verificar se há novas definições diariamente. Desse modo, o download é pequeno (geralmente) e não prejudica até quem usa a Internet por linha discada (telefone e modem).

 
2 Nunca abra qualquer arquivo executável (que pode ter vários formatos, como .exe, .com,.bat ou .pif) ou arquivos de programas utilizados por muitas pessoas (.doc, .xls, .ppt, .pps) obtido na Internet ou recebido por e-mail, pelo ICQ ou pelo IRC sem conhecer a sua procedência (o site de onde o arquivo foi copiado) seja quem for o remetente.

Caso receba um e-mail de um desconhecido, com um arquivo anexado, ou se a pessoa, conhecida, que enviou o e-mail não citou nada a respeito do arquivo, antes de dar duplo clique no arquivo comunique-se com o remetente e pergunte o que é o anexo, pois muitos deles são enviados sem o remetente saber (como acontece quando o computador está infectado por vários programas nocivos, como Happy99, Bubbleboy, Iloveyou, Matrix (MTX) e Sircam.

Quando se recebe um arquivo suspeito, deve-se apagar a mensagem e depois esvaziar a lixeira do e-mail para que o programa não contamine o computador. (Leia mais sobre arquivos exe aqui).

 
3 Mesmo conhecendo o remetente, não abra arquivos anexados que chegam por mail (especialmente em mensagens não-solicitadas, por mais confiáveis que pareçam ser) sem executar o antivírus sobre eles, antes de abrir o arquivo recebido.

Aliás, atualmente o nome antivírus é incompleto: os bons programas tem eliminam vírus, worms, trojans e backdoors e outros programas que combinam características antes exclusivas de cada uma dessas categorias.

Os principais programas antivírus - Norton AntiVirus, McAfee VirusScan, Trend Micro - procuram ter informações atualizadas em seus sites, de modo a tentar garantir que haverá uma vacina no computador antes de um programa malicioso ali ser executado. (É importante deixar habilitada a verificação automática, pois só assim o vírus pode ser detectado antes mesmo do documento ser aberto).

Se o antivírus AVG estiver instalado em seu computador, para saber como executá-lo clique aqui.

Assim sendo, o antivírus deve ser constantemente atualizado. Note que ter um excelente antivírus atualizado significa visitar pelo menos uma vez por semana a Home Page do fabricante e fazer o update. Essa atualização acrescentará os novos vírus que o programa poderá detectar e suas respectivas vacinas.

Deve-se ressaltar que a melhor saída para uma infecção por programas maliciosos é a prevenção e que atualmente existem vários programas antivírus bons e gratuitos, disponíveis na Internet.

 
4 Nunca abra um arquivo anexado por duplo clique (ou procedimento correspondente) sobre o ícone do anexo (em geral, um clips), no momento em que recebe a mensagem. Clique com o botão direito do mouse sobre ele (ou procedimento correspondente) e o *salve* no disco rígido ou em disquete.

Após salvá-lo, não o abra imediatamente. Use um visualizador de arquivos, que permite ver e imprimir todo o documento, com toda a sua formatação sem precisar abrí-lo. (Leia mais sobre visualizadores de Word, Excel e PowerPoint clicando aqui).

 
5 Vírus de macro - Há alguns tipos de atitudes especiais que podem ser tomadas para não ser contaminado por macrovírus. Leia mais sobre os vírus de macro clicando aqui.

 
6 Sempre manter todos os arquivos instaladores dos programas que gosta de utilizar.

 
7 Sempre fazer cópias em mídia removível (disquetes ou CD´s) de todos os arquivos pessoais importantes.

 

—————

Voltar


Contatos

Duarte Nuno

Rua Dr Emílio Guilherme Garcia Mendes nº 53d
2845-608 Amora Seixal


+351 966224327 +351 211818941



 
DuarteInfor