Um crack é um pequeno programa usado para quebrar um sistema de segurança qualquer

26-06-2010 21:20

Um crack é um pequeno programa usado para quebrar um sistema de segurança qualquer. O uso mais comum é para transformar programas shareware ou uma versão limitada no programa completo, removendo ou enganando o sistema de segurança que limita o uso ou verifica o número serial.

Existem várias abordagens possíveis. Em alguns casos o cacker consegue descobrir o algoritmo usado pelo fabricante do software para gerar números seriais válidos e simplesmente cria um programa que gera quantos números seriais válidos quiser. Outra possibilidade é usar um editor binário para procurar a rotina que verifica o serial dentro do programa, muitos programas podem usar uma única variável para verificar se o programa foi registrado ou não e basta alterar alguns poucos bits para transformá-lo na versão completa. Isso é geralmente descoberto via comparação, ou seja, comparando os arquivos do programa não registrado com os arquivos do programa depois do registro.

Em casos mais sofisticados pode ser usado um processo de engenharia reversa para entender o sistema de registro e substituir o bloco inteiro do código por um algoritmo modificado.